"Vocês já se perguntaram por que praticamente tudo o que nos rodeia é reto ou quadrado?", indagou a arquiteta Rhina Portillo, cofundadora do Synarchitecture. Nessa TEDx Talk, Portillo recorre ao design paramétrico para imaginar os objetos do futuro através de formas adaptativas que respondem às condições climáticas do contexto.
A estética, o racionalismo e a tendência sustentável "voltaram seus esforços a atender necessidades pontuais, focaram em um ou dois parâmetros; estou inclinada a pensar que o projeto do futuro deve lidar com múltiplas variáveis ao mesmo tempo", propõe a arquiteta da Costa Rica.
Saiba mais a seguir:
Na conversa, Rhina Portillo apresenta alguns dos trabalhos experimentais que vem desenvolvendo, como, por exemplo, o Force Flow, o complexo aquático de uma proposta geral para a cidade Olímpica dos jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Enquanto que Breath é um pavilhão construído em escala para reproduzir os movimentos de Force Flow em uma exposição sobre arquitetura cinética realizada no MAK Museum em Viena e organizada por Galo Moncayo e Bernhard Somme.
O terceiro exemplo, que surgiu a partir do Studio Hadid Vienna, é a Cidade Linear de Istambul Associados, incentivado por Zaha Hadid e Patrik Schumacher, "que estão interessados em gerar propostas urbanas a partir do design paramétrico. Ao nos darmos conta de que Istambul está planejando realizar um segundo canal, propusemos criar um projeto urbano para esse novo local", explica Portillo.